COMO AJUDAMOS

O Foco de Nossos Esforços

Projeto de Capacitação na Terra Indígena Arara

Realizamos um curso de capacitação para a elaboração de projetos na Terra Indígena Arara, rio Humaitá, aldeia Raimundo do Vale. Vinte e dois Shawândawas foram capacitados com sucesso, e o resultado final do curso foi a elaboração do "Projeto de Implantação do Centro Cultural Ancestral Shunuã Shawãndawa".

Encontro de Lideranças Indígenas no Vale do Juruá

Realizamos o primeiro Encontro de Lideranças Indígenas do Vale do Juruá, Acre, que reuniu cerca de 50 representantes indígenas de 10 povos diferentes. Durante os quatro dias, foram discutidos temas cruciais, como a proteção das terras indígenas, qualificação da infraestrutura e recursos humanos para o ecoturismo, preservação das culturas tradicionais, reflorestamento das terras indígenas e desenvolvimento de programas na área de segurança alimentar para populações tradicionais.

Projeto de Reflorestamento no Vale do Juruá

A Fundação Txai é a proponente e executora do projeto, com o apoio do Consórcio Aliança Reflorestamento da Amazônia. O projeto tem como objetivo inicial fornecer apoio financeiro, tecnológico e assessoramento para iniciativas de reflorestamento em 7 unidades indígenas e 1 Reserva Extrativista (Resex) no Vale do Juruá, Acre.

Projeto de Assessoria Jurídica aos Noke Ko'i da Terra Indígena Campina/Katukina

Desde 2021, a Fundação Txai tem prestado assessoria jurídica aos Noke Ko'i da Terra Indígena Campina/Kayukina na elaboração de documentos que visam à organização e gestão de sua Associação, a AGPN (Associação Geral do Povos Noke Ko'i da Terra Indígena Campinas/Katukina). Além disso, a fundação tem auxiliado na elaboração de documentos relacionados ao relacionamento e solicitações perante a administração pública das três esferas.

Projeto junto à Associação da Reserva Extrativista do Riozinho da Liberdade

Este projeto busca implementar iniciativas de desenvolvimento na comunidade, incluindo o reflorestamento de áreas degradadas, a implantação de sistemas agroflorestais e a identificação de espécies com potencial extrativista e turístico. Atualmente, estamos na fase inicial, realizando uma viagem de estudo e conhecimento da área em colaboração com a comunidade. O objetivo é elaborar um projeto inicial que atenda às necessidades da associação da Reserva Extrativista do Riozinho da Liberdade.

Rede de Escolas Guardiãs da Amazônia​

Este projeto estabelece uma conexão direta entre as escolas das comunidades indígenas da Amazônia e as escolas do Norte Global. Essa conexão permite que crianças de diferentes culturas e realidades aprendam umas com as outras. Acreditamos que ao conscientizar as crianças sobre as mudanças climáticas e os direitos humanos dos povos indígenas, elas estarão melhor preparadas para enfrentar os desafios ambientais com criatividade e empatia. Este projeto fortalece os laços culturais entre os dois grupos de crianças, capacitando as comunidades para acessar recursos educacionais do Norte Global.

Oficinas da Floresta - Formação de Jovens Indígenas no Acre

Este projeto tem como objetivo beneficiar quatro povos indígenas no Acre - Yawanawa, Huni Kuin, Ashaninka e Madija - oferecendo capacitação em reparos náuticos como uma alternativa ao envolvimento com o tráfico de drogas e ao consumo de substâncias psicoativas. Esses jovens estão expostos a esses problemas devido à proximidade de suas Terras Indígenas (T.I.) com áreas onde essas substâncias são ilegalmente produzidas.

O projeto visa criar mercados alternativos para esses jovens por meio da capacitação em reparos náuticos. Além disso, planeja disponibilizar oficinas-barco itinerantes em cada um dos rios Gregório e Envira, permitindo que os indígenas continuem desenvolvendo suas habilidades e transformem o reparo náutico em uma atividade rentável.

Esta iniciativa não apenas oferece educação e capacitação prática, mas também aborda questões sociais e econômicas que afetam essas comunidades indígenas.

E OUTROS...
Quer saber mais? Entre em contato com a gente!