Marcos Lopes Yawanawa - 0019.jpg

SOBRE A FUNDAÇÃO TXAI

A Fundação Txai tem uma longa e distinta história de apoio e capacitação de comunidades indígenas. Ao focar na educação, conscientização legal e regulatória, integração e facilitação, a fundação está ajudando essas comunidades a prosperar e ter sucesso em um mundo cada vez mais complexo e interconectado.

A FundaçãoTxai também se dedica a promover a conscientização legal e regulatória entre as comunidades indígenas. Ao conscientizar essas comunidades sobre seus direitos e responsabilidades, a fundação ajuda a capacitá-las para defenderem a si mesmas e suas comunidades. Isso é especialmente importante em um mundo onde as comunidades indígenas são frequentemente sujeitas a discriminação e exploração.

Empoderar e co-criar.

Outra importante área de foco da Fundação Txai é a integração de múltiplos grupos étnicos. Ao promover a compreensão e a colaboração entre diferentes comunidades, a fundação visa criar uma sociedade mais inclusiva e harmoniosa. Isso é especialmente importante em um mundo onde a diversidade costuma ser uma fonte de conflito e divisão.

A Fundação ajuda a criar parcerias mutuamente benéficas, empenhada em ser facilitadora do processo de contratação e negociação entre comunidades indígenas e instituições privadas ao fornecer a essas comunidades os recursos e o apoio de que precisam para firmar acordos com organizações do setor privado e do terceiro setor.

A Aliança e o Nascimento da Fundação Txai

IMG_1962.JPG

A Aliança dos Povos da Floresta: Uma União Histórica

A Aliança dos Povos da Floresta foi formada por líderes de dezenas de Terras Indígenas, associações de seringueiros, pequenos agricultores e delegados sindicais da região. Ela surgiu em um momento histórico crucial durante o encontro mundial Rio-92. Este movimento raro uniu povos indígenas e comunidades tradicionais, como seringueiros e castanheiros, na busca pela liberdade, pela retomada da identidade indígena, por justiça social e pela liberdade de todos os habitantes das florestas e demais regiões brasileiras. Eles lutaram contra um modelo de desenvolvimento imposto de cima para baixo.

O Nascimento da Fundação Txai

Durante essa luta, Txai Macêdo e seus companheiros sentiram a necessidade de ter uma organização dedicada ao movimento. Assim, em 26 de setembro de 1995, criaram a Fundação Txai e elegeram Txai Macêdo como presidente.

A Nova Era da Fundação

Uma Nova Era para a Fundação Txai

Em 2017, Txai Macêdo reviveu parte da luta que havia iniciado na década de 70. Ele retornou às terras dos Huni Kuin, Ashaninka, Kuntanawa e às Reservas Extrativistas do Alto Juruá e Alto Tarauacá, locais onde desempenhou um papel fundamental na criação dessas áreas.

Unindo Forças para um Futuro Sustentável

Antigos membros da Aliança se reuniram com Txai Macêdo e expressaram a necessidade de fortalecer a Fundação Txai e a Aliança dos Povos da Floresta. Eles reconheceram a importância de preparar novos líderes e guerreiros para a causa. Assim, Txai Macêdo uniu pessoas de todos os cantos do planeta Terra em sua jornada. Seu objetivo é dar continuidade à luta dos povos da floresta, expandindo o alcance das comunidades tradicionais do Brasil para o mundo, com a Fundação Txai como instrumento dessa luta.

Um Renascimento com Determinação e Esperança

"A Fundação Txai ressurge com determinação e esperança para fortalecer a Aliança dos Povos da Floresta e suas diversas alianças construídas ao longo de anos de luta", afirma o fundador, Txai Macêdo.